Foi o quarto bairro a ser povoado em Governador Celso Ramos.
DE ONDE VEM O NOME GANCHOS?
Por William Wollinger Brenuvida

E o que eu vou escrever sobre Ganchos neste espaço não é nenhuma novidade para quem sempre me vê argumentando sobre a história da terra dos meus antepassados. Carecemos de muita informação escrita e isso torna o trabalho do pesquisador muito difÃcil. Mesmo assim, eu me apoio em historiadores que além de se debruçarem sobre o tema, ainda são capazes de intuir para buscar novas hipóteses. Aliado aos registros históricos é preciso beber na fonte popular, no saber das pessoas mais simples que por vezes trazem conhecimentos dos antepassados
– e que podem revelar segredos que os documentos se mostram imprecisos, principalmente numa sociedade praticamente ausente do fator escrita. No mais, um pesquisador, principalmente da área de História, que é capaz de intuir sobre o momento passado é tão importante quanto um fÃsico que é classificado de gênio por formular uma nova tese sobre o universo.
O nome Ganchos

No meu entender, os Ganchos compreendem uma área maior do representava quando esse nome surgiu. Eu refuto veementemente a ideia de que já nascemos com esse nome, muito embora eu entenda que é o nome mais correto para o municÃpio que recebeu um rótulo de embalagem e não um nome quando mudaram de Ganchos para Governador Celso Ramos. Conversei com amigos nos Açores e eles sempre me disseram que o nome "ganchos" lá não é muito usual, que, aliás, não é mesmo algo que se pronuncie com frequência. Então de onde teria surgido o nome Ganchos? A origem do nome pode estar relacionada a quatro hipóteses:
a) formato de ganchos das pequenas reentrâncias, e enseadas da região;
b) formato de dois grandes ganchos na baÃa de Tijucas ou dos Tijucais (antiga baÃa de São Sebastião das Tijucas);
c) anzóis em formato de ganchos no antigo Porto de Ganchos, onde se arpoavam baleias até 1850;

d) percepção dos antigos pescadores, que ao chegar em Ganchos, da pescaria da Ilha do Arvoredo, enxergavam três grandes ganchos nos morros de Ganchos, sobreposição da sombra e reflexo do sol.

a) A primeira hipótese é largamente divulgada nos livros e passou a ser uma verdade entre a população. Mas, é preciso mencionar que muitas baÃas abrigadas ou de mar aberto pelo Brasil possuem formatos semelhantes, mas nenhuma se chama Ganchos. Esse é um importante aspecto porque açorianos e madeirense, por exemplo, ocuparam outros locais na costa brasileira. Consta da obra do professor Miguel João Simão;

b) Essa é uma hipótese que eu levantei a partir dos mapas da BaÃa de Tijucas. Ocorre que esta hipótese somente poderia ser concretizada, se sustentada por um navegador experiente. Se observarmos o mapa da baÃa, vamos notar que dois grandes ganchos são formados. É lembrar que o registro mais antigo do nome Ganchos aparece em 1806, com o navegador inglês John Mawe. Antes desse perÃodo, em nenhum documento que analisei nos últimos 10 anos verifiquei qualquer menção ao nome Ganchos. Mas, é o inglês Mawe quem diz que a região dos "Dois Ganchos", e não de três Ganchos, como muitos se referem a: Ganchos do Meio, Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos. Calheiros nem aparece nesse raciocÃnio.

c) Duas referências importantes nesse sentido. Uma conversa com o meu amigo e professor de História Honório Marques Filho Falcão, filho do saudoso seu Honório, pessoa muito querida na Vila de Palmas; e a anotação dos chamados ganchos de ferro, no livro "Ganchos do Meio: memórias do ontem" do amigo e professor de História Adauto Jorceli de Melo. Talvez, o nome ganchos que segundo o Honório é o formato dos engates das embarcações na PenÃnsula Ibérica, não possa ter gerado o nome da comunidade de Ganchos? Em Ganchos, as baleias foram arpoadas até 1850, e os primeiros habitantes são de São Francisco do Sul, que por sua vez vieram de São Vicente e não apenas dos Açores;

d) Essa última hipótese consta do livro da escritora Antonieta Mercês da Silva "Quando despenca o pampeiro", romance histórico que aborda a cultura do povo gancheiro. É importante porque os pescadores buscavam além das enseadas a pescaria, principalmente do cação-mangona. A observação faz parte da visão dos pescadores numa época em que os motores de popa das embarcações não existiam, e a navegação era feita de forma lenta e demorada.
Reflexões…


Apesar de Ganchos não ser o primeiro nome desta terra ele consta em documentos históricos a partir de 1806 e houve um momento em que a Freguesia foi chamada de Armação e Ganchos. Em 1905 o nome da atual sede do municÃpio era "Arraial de Ganchos", e em 1910 "Distrito de Ganchos". Emancipado em 1963 quando deixou de ser parte do municÃpio de Biguaçu, o municÃpio de Ganchos passaria a se tornar Governador Celso Ramos em 1967 em homenagem ao governador do Estado de Santa Catarina que ajudou a trazer a iluminação elétrica para a cidade. Como afirmei acima, sou favorável ao nome Ganchos mesmo compreendendo que havia outros nomes antes mesmo dos portugueses. Para mim, que me considero gancheiro, o nome Ganchos representa a história, a cultura e a identidade desta terra que passou por muitas transformações, sempre vivendo do mar. É um nome melhor para desenvolver o turismo, por exemplo, verificando que não há outra localidade de Ganchos no mundo. O nome é endêmico da região. Outro fato interessante é que á existe outro municÃpio, em Santa Catarina, com o nome "Celso Ramos".

Há previsão na Lei Orgânica Municipal para a mudança do nome Governador Celso Ramos para Ganchos. Qual é a opinião da população?
Realização: www.portalgovernadorcelsoramos.com.br
Fotos: Alex Ocker
Informações Históricas: Jornalista, escritor e pesquisador Willian Wollinger Brenuvida
Incentivo: Secretaria de Desenvolvimento econômico, turismo, esporte e lazer ( Secretário Gustavo Silva)
Apoio: Prefeitura municipal de Governador Celso Ramos (Prefeito Municipal Juliano Duarte Campos)
Concordo com a hipótese C (professores Honório e Adauto), como a que melhor argumenta a origem do nome Ganchos. Entretanto, concordo com o jornalista William quanto a necessidade de uma consulta popular para alterar o nome do municÃpio.
ResponderExcluirSimples assim: eu cresci ouvindo todos os membros da famÃlia da minha mãe se referindo ao municÃpio como Ganchos. Quando chegava os fins de semana a palavra de ordem era "vamos para Ganchos". A certa altura meus pais resolveram morar uns tempos em "Ganchos", quando nos referimos aos locais e aos familiares falamos que são "gancheiros". Ou seja, Governador Celso Ramos só mesmo na placa dos carros e na hora de escrever os endereços, ah e também nos ônibus.
ResponderExcluirPor isso acredito que para mim assim como para meus familires o nome por excelência seja Ganchos e na memória dos locais sempre será!